TEOLOGIA DO CORPO

“‘Teologia do Corpo’ é o título que o papa João Paulo II deu ao primeiro grande projeto de ensino de seu pontificado. Em 129 pequenas palestras, pronunciadas entre setembro de 1979 e novembro de 1984, ofereceu à Igreja e ao mundo uma valiosa reflexão bíblica sobre o sentido da corporalidade humana, em especial sobre a sexualidade e o desejo erótico.

A maneira como entendemos e expressamos nossa sexualidade revela as nossas convicções mais profundas sobre quem somos, quem é Deus, o significado do amor, da organização da sociedade e até do universo. Por isso, a teologia do corpo de João Paulo II representa muito mais do que uma reflexão sobre o sexo e o amor conjugal. A teologia do corpo de João Paulo II permite-nos redescobrir o significado de toda a existência… o sentido da vida. Cristo ensina que o sentido da vida está em ama como Ele nos ama (…). Deus inscreveu essa vocação para amor como Ele ama nos nossos corpos” (Christopher West)

TEOLOGIA DO CORPO PARA PRINCIPIANTES

Acesse o vídeo de apresentação do curso Teologia do Corpo para principiantes.

Saiba porque a Teologia do Corpo é uma verdadeira "bomba-relógio teológica".

AULA 2

Cristo veio ao mundo para redimir os nossos corpos, redimir a nossa forma de amar!

“O corpo Foi criado para transferir para a realidade visível do mundo o mistério oculto da eternidade em Deus e, assim, ser seu sinal” (TC 19,4)

Se quisermos saber o que há de mais sagrado no mundo só precisamos de procurar aquilo que é mais violentamente profanado.

Deus ao criar o ser humano dotou-o com a capacidade de viver a autodoação do seu ser e isso define a essência da existência humana sobre esta terra.

A moral cristã não é simplesmente uma esmagadora lista de regras a serem seguidas "O Evangelho pretende mudar o nosso coração para deixar de precisar de regras.

Deus, que é eterno intercâmbio de amor, reflete o seu mistério na criação do homem. Nesse aula será refletido sobre o mistério de Deus que é amor.

Neste vídeo apresentamos a metodologia e a abordagem empregadas por São João Paulo II nas catequeses da Teologia do Corpo.

"Ninguém - sejam quais forem as suas distorções - está fora do alcance do amor redentor de Cristo" (CW 49)

A analogia esponsal é a melhor linguagem para revelar o plano de Deus para a humanidade. Essa analogia é uma chave de leitura de toda a Sagrada Escritura.

Nesta aula veremos o plano original de Deus para o corpo humano e as três experiências originais que o homem viveu no paraíso: a solidão, a unidade e a nudez.

No Sermão da Montanha, Jesus reinterpreta e Lei de Moisés, mas não faz desde um ponto jurídico, Ele apela ao coração ao coração do homem.

Oração:

Maria, a Virgem Santa. Maria, a Imaculada Conceição, aceitou dar tudo, oferecer o seu corpo para acolher o Corpo do Criador. 

Tudo veio de Cristo, mesmo Maria; tudo veio por meio de Maria, mesmo Cristo.  

Virgem Santa, ajuda-nos a contemplar, ajuda-nos a adorar, ajuda-nos a amar, a amar ainda mais Aquele que tanto nos amou, para vivermos eternamente com Ele. (Bento XVI)

© Sedes Sapientiae - 2018

  • YouTube ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon